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Preparação Física Mixed Martial Arts MMA

Me perguntam muito sobre a utilidade dos elásticos no trabalho de preparação física de lutadores. Para mim, é essencial, desde que sejam respeitadas algumas considerações. Por exemplo, já se sabe por meio de estudo (Jakubiak et al., 2008) que a utilização de elásticos contrários ao movimento pode aumentar a velocidade dos chutes em até 7%. Veja exemplo de exercício no vídeo abaixo:



Entretando, apesar da melhora na potência (Força e Velocidade), a principal consideração no treinamento de golpes com elásticos é que devem ser utilizados também a favor do movimento (veja o vídeo-exemplo adiante). No caso de socos e chutes, dentre outros golpes, a utilização de elásticos a favor do movimento, facilita o gesto e a velocidade de execução. Desse modo, serão evitadas mudanças na técnica original do golpe.





Leandro Paiva

Referência: Jakubiak et al. The Feasibility and Efficacy of Elastic Resistance Training for Improving the Velocity of the Olympic Taekwondo Turning Kick. Journal of Strength and Conditioning Research, v.22, n.4, p.1194-1197, 2008.


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2 comentários:

  1. Olá Leandro. Mais uma boa postagem. Gostaria de tirar algumas dúvidas:
    1)Estes treinamentos apresentados, com 50 reps, são realmente adequados para o desenvolvimento da potência?
    2)No treinamento de força é recomendado de 4-5 séries de 6-8 reps com alta velocidade. Com o uso do elástico isso muda?
    3)Não seria correto realizar uma série com elástico e em sequência uma nova série sem o uso do equipamento?
    4)Como realizar exercícios com elásticos a favor do movimento no Jiu-jitsu?
    Desculpe-me pela "chuva" de perguntas, mas se puder esclarecê-las ficarei grato.
    Abç. Eduardo Rotatori

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  2. Nossa, muita coisa... Vou tentar responder no meu possível, visto a correria em que estou.

    1)Estes treinamentos apresentados, com 50 reps, são realmente adequados para o desenvolvimento da potência?
    R: Não, a não ser que o lutador seja extremamente bem condicionado, sobre-humano, para realizar as 50 repetições com velocidade, pois o elemento principal do treinamento de potência, além da força é a velocidade. Nesse caso, o treinamento seria, conceitualmente, de resistência de velocidade. Até 15-25 reps,de potência-resistência.
    2)No treinamento de força é recomendado de 4-5 séries de 6-8 reps com alta velocidade. Com o uso do elástico isso muda?
    R: Existem diversas formas de se treinar força. A que vc se refere é Força Máxima ou Hipertrofia? Qual a orientação?
    3)Não seria correto realizar uma série com elástico e em sequência uma nova série sem o uso do equipamento?
    R: Em meios e métodos de treinamento, a palavra correto e incorreto torna-se incipiente. Na verdade, tudo depende do atleta (estado em que se encontra) e do planejamento(momento da periodização). Acredito que mais longe da competição (Fase especial), a utilização de elásticos isolados e/ou combinados com exercícios de força (método complexo ou soviético) cumpririam bem as exigências de força e até de potência, se bem planejadas. Mais próximo da competição, adotaria sua sugestão até o momento em que possivelmente não usaria mais o elástico.
    4)Como realizar exercícios com elásticos a favor do movimento no Jiu-jitsu?
    R: a) Exemplo 1: com o elástico que tem adaptação para tecido de quimono (vende lá no site da OMP). Contra: O atleta realizaria exercícios de empurrar "de costas" para onde o elástico estiver preso. A Favor: depois "de frente", puxando, a favor do elástico.

    b) Exemplo 2: Entrada de queda (single ou double leg)(vende lá no site da OMP). Contra: O atleta realizaria entradas de queda, com os elásticos presos à "cintura", por trás (altura da região lombar). Favor: O atleta realizaria entradas de queda, a favor do movimento com os elásticos presos à "cintura", pela frente (pouco acima da pélvis)(só não será possível efetuar todo o movimento, por causa dos elásticos, mas toda a parte de deslocamento com as pernas, sim)

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