VAGAS LIMITADAS!

Preparação Física Mixed Martial Arts MMA

Um dos raríssimos estudos realizados com atletas de MMA, foi concebido por Amtmann et al. (2008) em território norte-americano. Os atletas estavam se preparando para um evento de Mixed Martial Arts e, dentre outros objetivos, os pesquisadores queriam descobrir se o treinamento que eles empregariam seria condizente com a realidade que seu organismo enfrentaria (exigências metabólicas) em situação competitiva. O objetivo do treinamento de condicionamento para esses atletas, era criar um ambiente similar à exigência que seria observada durante o combate real. Portanto, o treinamento seria considerado bem-sucedido se os valores de lactato sanguíneo durante o treinamento excedessem os valores obtidos imediatamente após a competição.

Para as avaliações, utilizaram um aparelho (lactímetro) para comparar o lactato sanguíneo dos lutadores antes e após as atividades, para depois comparar esses resultados com as avaliações realizadas no dia da competição (ou evento). Ainda hoje, apesar de controversa, é bem aceita a análise de lactato sanguíneo para estimar o grau de intensidade gerado pela atividade física.

O treinamento consistiu de três grupos de exercícios:

Grupo de exercícios 1:
Exercícios "específicos" de MMA (Sombra de Boxe, Esgrima de Wrestling, etc.), conjugados com exercícios de preparação física como tração na barra fixa ("barra de praia"), flexões de cotovelo (ou de "braço"), flexões de pescoço, agachamento com salto, etc. Para melhor compreensão, sugiro observar o vídeo-exemplo adiante:


Grupo de exercícios 2:
Sparrings de MMA - Dois rounds de 4 minutos cada, com um 1 minuto de descanso entre os rounds. Para melhor compreensão, sugiro observar o vídeo-exemplo adiante:



Grupo de exercícios 3
: pedalar em um ciclo ergômetro por 20 segundos com o máximo de intensidade, seguido de 10 segundos de intensidade submáxima, num total de oito repetições ou 4 minutos de trabalho. Apesar de não ser exatamente igual, para melhor compreensão, sugiro observar o vídeo-exemplo adiante, realizado com um atleta de Taekwondo:


Resultado e Conclusão

Dos 4 indivíduos que foram estimados os valores de lactato sanguíneo, antes e após os treinamentos, 3 obtiveram níveis de lactato durante o treinamento que excederam os níveis de lactato verificados imediatamente após a competição. Esta diferença sugeriu que, ao utilizar medidas de lactato como referência, os exercícios e métodos empregados no treinamento foram eficazes para esses 3 atletas. Esses resultados indicaram que os três grupos de exercícios podem simular as demandas metabólicas do esporte, sugerindo aos atletas e treinadores de MMA que o treinamento proposto nos três grupos de exercícios pode ser eficaz e deve ser incorporado, adaptando-se às individualidades do lutador.

Leandro Paiva

Referência: Amtmann et al. Lactate and rate of perceived exertion responses of athletes training for and competing in a mixed martial arts event. Journal of Strength and Conditioning, v.22, n.2, p.645-647, 2008.

Quer descobrir mais informações obtidas desse estudo? Aplicações práticas? Clique Aqui, pois está tudo lá!

Informação importante: Amigos leitores, em função de minha sobrecarga de trabalho, este blog não é atualizado diariamente e, sim, semanalmente. Portanto, adicione aos seus favoritos e acompanhe diariamente que, em algum dia da semana será atualizado. Prazo máximo para nova postagem (atualização): 7 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...