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Suplementação no Jiu-Jitsu e MMA: Bicarbonato

Ao assistir o vídeo abaixo do pugilista filipino Manny Pacquiao, impressiona sua velocidade e força. Além disso, é de se respeitar não só a potência dos seus socos, como a consistência em que são efetivados (mesmo ritmo durante todo o vídeo), demonstrando elevado grau de resistência muscular para sustentar potentes socos, praticamente sem interrupções durante esse período. Em disputas nas quais se prolonga até o décimo segundo round, ele chega a empregar mais de mil socos com elevada intensidade, praticamente, do início ao fim. Manny Pacquiao faz juz ao seu curriculum: foi o único boxeador asiático a ganhar cinco títulos mundiais em cinco categorias de peso diferentes!!!!

Baseado nesse vídeo lembrei de uma pergunta que, constantemente, atletas, preparadores físicos e treinadores de Jiu-Jítsu, MMA, Grappling e Submission me fazem: em vez de doping, existe algum suplemento ou substância que não seja considerada doping, mas que possa melhorar efetivamente o rendimento do atleta?

Respondo: alguns indícios sugerem que algumas, bem poucas, sim. Uma delas é o Bicarbonato de Sódio que deve ser utilizada com bastante água, para prevenir problemas estomacais decorrentes de seu uso. Por isso, o mais recomendado é uma formulação parecida que consiste de Citrato de Sódio no lugar do Bicarbonato de Sódio. Informações completas sobre a forma certa de se utilizar, são encontradas Aqui.

Em estudo recente (Siegler, J.; Hirscher, K., 2009), conduzido com dez boxeadores, foi verificado se o rendimento do grupo que ingeria Bicarbonato de Sódio seria superior ao de outro grupo que ingeria sal de cozinha (placebo). Ambas substâncias eram bebidas diluidas em liquidos hidratantes similares ao Gatorade. Após quatro rounds de 3 minutos de luta cada, com um minuto de descanso (sentado), no intervalo entre eles, foi observado que os lutadores que ingeriram Bicarbonato (0,3 gramas por kg de peso corporal) foram bem mais efetivos no combate, ou seja, conseguiram atingir o companheiro de treino com maior número de socos que geravam pontuação. O objetivo de se utilizar o Bicarbonato de Sódio é "neutralizar" o aparecimento de acidez muscular e/ou sanguínea ("sensação de queimação ou enrijecimento da musculatura") e, desse modo, retardar a fadiga. Vale salientar que, apesar de estudos promissores como esse, a literatura científica ainda não é conclusiva quanto a utilização de Bicarbonato ou Citrato de Sódio.

Leandro Paiva

Referência: Siegler, J.; Hirscher, K. Sodium Bicarbonate Ingestion and Boxing Performance. The Journal of Strength & Conditioning Research, v.23, n.4, 2009.

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2 comentários:

  1. Leandro, vc ja fez experimentos com atletas, utilizando o bicarbonato de sódio? o Artigo detalha alguma reação, ou consequencia dessa suplementaçao?
    abraço

    Manoel Neto (Cia amazonense)

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  2. Caro Manoel, não fiz experimentos utilizando bicarbonato. No artigo não detalha em minúcias o que pode ocorrer, mas no "Pronto Pra Guerra", sim.

    Abss

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