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Treinamento de potência no Jiu-Jitsu e MMA

Peço, em primeiro lugar, perdão aos leitores deste blog pela correria e não conseguir nessas 2 semanas, em função do lançamento do livro em Manaus e do curso que será 7 dias depois, atualizar este blog adequadamente, ou seja, traduzindo artigos de outros idiomas e ilustrando-os com figuras e/ou vídeos. Na minha opinião, estava perfeito o formato, com sugestões no final para adaptar ao Jiu-Jítsu, MMA, Submission e Grappling, dentre outras modalidades de combate. No entanto, como o tempo está curto, tenho postado vídeos com informações complementares sobre o que está ocorrendo na filmagem, quer seja sobre preparo físico ou psicológico.

No vídeo desta postagem, que enfatiza parte do treinamento de Paulão Filho, ressalto sobre um detalhe: o correto treinamento de potência realizado com barra e anilha. A partir de 1min e 35 seg de filmagem, ele realiza um exercício de força com intuito de potência, mas no final em vez de realizar mais uma repetição, ele arremessa a barra soltando-a de suas mãos. Perfeito! Diversos autores, na literatura científica, alertaram para o fato de que no treinamento de levantamento olímpico (como o realizado por Paulão), pode ocorrer diminuição da potência, caso o atleta desacelere o exercício na fase final. Como alternativa para não diminuir a velocidade e haver desaceleração, refletindo na diminuição da eficácia do exercício para ganho de potência, o atleta pode arremessar a barra para não ter de desacelerar na parte final. Exatamente como Paulão fez.

Leandro Paiva

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