VAGAS LIMITADAS!

A ciência das artes marciais: Emelianenko Fedor




Apesar de anunciar em outro artigo neste Blog o fim da série "A Ciência das Artes Marciais", encontrei outras pesquisas interessantes. Portanto, está de volta. Postarei pelo menos um semanalmente ou quinzenalmente. Infelizmente não estão em Português. Dentro do possível, complementarei as informações para auxiliar os leitores.

Voltando ao tópico deste artigo, além do vídeo-pesquisa sobre o estudo realizado para descobrir a força de Fedor no golpe "mata-leão", mais adiante informo sobre dados estatísticos não publicados de ações técnico-táticas realizadas por ele especificamente no segmento de projeções (quedas).

O estudo apresentado no vídeo foi organizado pelo canal norte-americano Fox Sports, pelos produtores do programa Fox Sports Science. Nele, Fedor aplicou o golpe de finalização conhecido como "mata-leão" no modelo antropomórfico híbrido (boneco de testes).

O boneco foi equipado com sensores de pressão para que fosse mensurada a força empregada nesse estrangulamento. Além disso, os pesquisadores resolveram submeter os dados a uma comparação bizarra: uma cobra constrictora (não venenosa). Fedor atingiu 227,3 kgf e a cobra "somente" 18,2 kgf. Além de bizarra, a comparação é para lá de imprópria, mas tudo bem, pois valeu pelos dados de Fedor. Pode ser considerado como um estudo de caso de um atleta de superelite de MMA. Ainda, os pesquisadores concluíram que apenas 3 segundos e 18 kgf, seriam suficientes para um indivíduo comum (não atleta) desfalecer.

Em referência ao estudo realizado para identificar as ações técnico-táticas de Fedor, quanto ao segmento de projeções (quedas), seguem os dados:

Em 30 lutas analisadas, Fedor projetou seus oponentes 55 vezes. Essa quantidade pode ser subdividida em:

- 41 projeções segurando o oponente da cintura pra cima (a maioria partindo do clinch);

- 12 "projeções" invertidas: tentativas de projeção dos adversários que ele reverte e cai por cima;

- 2 projeções pela entrada em uma das pernas (Single Leg).

Observação: Em 15 vezes ele obteve eficácia na utilização de Sprawl (defesa de queda).

Fedor foi projetado apenas 15 vezes (Lazarev, Arona 2x, Haseman 2x, Fujita 1x, Coleman 4x, Randleman 2x, Minotauro 1x, Hong Man Choi 2x), subdivididas em:

- 5 projeções sendo agarrado da cintura para cima;

- 2 projeções pela entrada nas duas pernas (Double Leg). Obs.: Nas duas vezes, quem derrubou foi Ricardo Arona;

- 6 projeções pela entrada em uma das pernas (Single Leg);

-2 "projeções" invertidas (tentativas dele revertidas pelos adversários).

Observação: Não conseguiram realizar Sprawl eficientemente para se defender dele.


Leandro Paiva



Fonte: http://www.sherdog.net/forums/f61/fedor-takedown-analysis-791085/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...