VAGAS LIMITADAS!

Lutadores: estatísticas atualizadas sobre "perda de peso"


Esse artigo ainda nem foi publicado, pois foi aceito para publicação somente em 2010. Entretanto, tivemos acesso em primeira mão e, desde já, ressaltamos o excelente trabalho apurado. Foi baseado no estudo realizado pelos amigos, integrantes do maior grupo de pesquisa do Brasil e um dos maiores do mundo: o grupo de pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate da USP. São liderados pelo Prof. Emerson Franchini e pelo více-lider e co-autor de um dos capítulos do livro Pronto Pra Guerra, meu amigo pessoal, Prof. Fabrício Boscolo Del Vecchio. Vale ressaltar que ambos são autores de um livro excelente que aborda a Preparação Física para atletas de Judô.

Voltando ao artigo, nele, procuraram identificar a prevalência, magnitude e métodos de "perda de peso" entre atletas de modalidades de combate. Participaram da pesquisa, no total, 607 homens e 215 mulheres. Todos atletas de Judô. Preenchiam um questionário, no qual forneciam dados para que fosse avaliada a rápida "perda de peso". Oitenta e seis por cento dos atletas relataram que já "perderam peso" para competir. Quando os atletas da categoria pesado eram excluídos dos dados, esse percentual subia para 89%. A maioria dos atletas relatou reduções de até 5% do "peso corporal" (valor médio). Entretanto, grande parte reportou redução de até 10%. As reduções ocorreram geralmente dentro de 7 dias (em média). Não foram encontradas diferenças significativas na pontuação obtida pelas atletas do sexo feminino vs masculino, bem como por atletas de categorias de peso diferentes. Os atletas de elite tiveram significativamente mais participação nos processos de perda rápida de peso que os não-elite. Os autores concluíram o estudo afirmando que a perda rápida de peso tem elevada prevalência entre atletas de Judô. O nível de agressividade em função do controle de peso, parece não ser influenciado pelo gênero ou pela categoria de peso do atleta, mas parece ser influenciado pelo nível competitivo e pela idade em que os atletas começaram a fazer uso desse procedimento.

Leandro Paiva


Referência: Artioli, G.; Gualano, B.; Franchini, E.; Scagliusi, F.; Takesian, M.; Fuchs, M.; Lancha Junior, A. Prevalence, Magnitude and Methods of Rapid Weight Loss among Judo Competitors. Medicine and Science in Sports and Exercise, 2010.

Observação: No livro
Pronto Pra Guerra, é apresentado panorama completo dos meios e métodos de "perda de peso" gradual e rápida. Além disso, os suplementos e estratégias que podem amenizar os riscos (quando possível) e acelerar o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...