VAGAS LIMITADAS!

Perda rápida de peso e o risco de infecções do trato respiratório superior de lutadores

Aparelho Respiratório.


Na figura, é apresentada a divisão mais aceita do aparelho respiratório na área de saúde: trato respiratório superior e inferior. Apesar de não haver dados oficiais, boa parte da comunidade médica especula que, no Brasil, as infecções do trato respiratório inferior (ITRI) estão entre as principais causas de morte no país. Este fato é atribuido principalmente às dificuldades diagnósticas, pois muitas vezes o tratamento dessas infecções é iniciado empiricamente. No caso de infecções do trato respiratório superior (ITRS), como as amigdalites, faringites, sinusites e otites, apesar de geralmente serem consideradas benignas, são também frequentes e comum causa de desconforto e inatividade, podendo conduzir a complicações mais sérias se não tratadas de modo adequado.

No livro Pronto Pra Guerra, dentre outras associações, são apresentadas as principais correlações entre perda rápida de peso e saúde. Contextualizando, em artigo recente (Tsai et al., 2009), os pesquisadores optaram por verificar a associação entre perda de peso, mudanças na imunidade da mucosa bucal e infecção do trato respiratório superior de lutadores.

Decidiram acompanhar e estudar dezesseis atletas de elite especialistas em golpes traumáticos (Strikers). Coletaram amostras de saliva para analisar parâmetros imunológicos, ao longo de sete semanas de treinamento, no período de competição e pós-competição.

Os pesquisadores verificaram que a imunidade da mucosa foi modulada pelos exercícios intensos e pela redução rápida de peso. Observaram, também, que os efeitos cumulativos do treinamento de alto rendimento e os meios e métodos utilizados para rápida redução de peso suprimiu a imunidade da mucosa. Concluíram afirmando que, após a diminuição da imunidade da mucosa, o risco de adquirir infecção do trato respiratório superior aumentou de modo significativo, principalmente, no período após a competição.


Leandro Paiva


Referência:

Tsai et al. Changes of mucosal immunity and anti-oxidation activity in elite male Taiwanese Taekwondo athletes associated with intensive training and rapid weight loss. British Journal of Sports Medicine, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...