VAGAS LIMITADAS!

Premonição nas lutas

Trocando farpas: Chuck Liddell versus Wanderlei Silva. Seria possível prever antes de ter ocorrido o resultado dessa luta?

Um dos principais motivos alegados pelos fãs de 54 países para o fato de gostar de assistir eventos de MMA, é a imprevisibilidade, ou seja, a emoção de descobrir o vencedor somente quando a luta termina. Sob esse contexto, tudo pode acontecer. No livro, apresentei informações completas do estudo mais abrangente já realizado para identificar os telespectadores e tentar entender porque gostam tanto de assistir eventos de MMA. Assim como muitos fãs do esporte, sempre me questionei: será que dá para descobrir quem será o campeão antes de o evento ocorrer. Pela ordem natural das coisas, provavelmente não, afinal cada atleta tem 50% de chances de ser vencedor. Entretanto, pelo menos no caso do Boxe Profissional, uma pesquisa recente foi realizada com esse intuito e os autores apresentaram indícios de que é possível sim, tentar antever com mais precisão o resultado de um combate. Para isso, analisaram registros da carreira de 739 boxeadores profissionais do sexo masculino que participaram de competições realizadas nos Estados Unidos. Baseados em análises estatísticas chegaram às seguintes conclusões:

1) Além do número total de vitórias e derrotas, o sucesso em um combate anterior foi considerado fator preditivo de vitória na próxima luta;

2) A realização prévia de um combate contra um oponente em particular ou em um local onde lutou anteriormente poderiam ser relacionados a maior probabilidade de vitória se o adversário fosse o mesmo novamente e/ou a luta ser realizada no mesmo local.

Leandro Paiva

Referência: Warnick, J.; Warnick, K. Specification of variables predictive of victories in the sport of boxing: II. Further characterization of previous success. Perceptual and Motor Skills, v.108, n.1, p.137-138, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...