VAGAS LIMITADAS!

Treinamento Funcional e Superação nas Lutas

Apesar de ser um vídeo cinematográfico, pelo que apuramos, o ator e praticante de Boxe, Sylvester Stallone, realmente realizou treinamento funcional com intuito de preparo físico. Dentre as principais tendências do fitness, que pode ser bem empregada nas lutas, está o treinamento funcional. Historicamente, os exercícios iniciais do que denominamos de Treinamento Funcional já eram utilizados para melhoria do desempenho pelos atletas gregos nos primórdios dos Jogos Olímpicos. Além disso, na Roma antiga, era utilizado pelos gladiadores. O método tem como diferencial a convergência de diversas valências físicas (Equilíbrio; Força; Flexibilidade; Resistência; Coordenação; Velocidade), tal como ocorre, por exemplo, em um combate de MMA, no qual observamos a alternância dessas valências (ou realização em conjunto), em vez de a utilização isolada de uma delas. O fato é que esse tipo de treinamento se traduz nas lutas (se bem planejado e executado) na "produção" de movimentos mais eficientes. Os principais movimentos que constam no método são: abaixar, puxar, empurrar, agachar, avançar, levantar e girar.

Além do treinamento funcional como "pano de fundo" neste vídeo, constam informações relevantes sobre algo que pode determinar a persistência ou desistência do atleta na carreira de lutador: a derrota. De fato, vencer e perder faz parte do esporte. Como o indivíduo percebe isso (motivação para melhorar e corrigir eventuais falhas ou apenas como terrível frustração pessoal e profissional) e dá continuidade ou não, pode ser melhor dimensionado e canalizado com auxilio de preparo psicológico adequado (direcionado pelo psicólogo e/ou pelo treinador) e, também, com boa dose de inteligência e sensatez individual. Em suma, o vídeo traz boas orientações motivacionais sobre a temática "derrota" e como superá-la.

Leandro Paiva

Observação: No livro Pronto Pra Guerra, são observados diversos exercícios classificados como funcionais. Além disso, são apresentadas informações de como proceder diante de alguma eventual derrota do lutador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...