VAGAS LIMITADAS!

Água ou Gatorade para lutadores?


Em outro artigo neste blog, foi abordado a necessidade de ingestão de líquidos com algumas recomendações para Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate.

Neste, alerto para um estudo recente, no qual foi verificado se a ingestão de água seria melhor ou não, quando comparada a formulações de bebidas reidratantes disponíveis comercialmente. Vinte e um atletas foram solucionados para o estudo. Todos eram lutadores.

Os pesquisadores concluíram o estudo afirmando que, em diversos parâmetros analisados, não foram observadas diferenças significativas entre o consumo de água ou outras formulações comerciais, para reidratar lutadores com desidratação aguda.

Em suma, os resultados desse estudo demonstraram que essas formulações não foram mais eficazes na promoção da reidratação do que água pura. Vale ressaltar que os atletas do estudo reduziram 3% de massa corporal ("em líquidos") e, logo após, foi instituído um período de reidratação de 1 hora, para, desse modo, comparar o consumo de água com outros nutrientes líquidos.

É bom lembrar que o estudo demonstrou que não houve diferenças significativas na reidratação de lutadores já desidratados, quando consumiam água pura ou outra formulação. Entretanto, em artigo anterior, havia relatado que muitos atletas quando promovem redução de "peso", restringem o consumo de carboidratos. Desse modo, pode ser que a utilização de formulações reidratantes como o Gatorade, por exemplo, possa ser útil nesses casos por conter, além de água, carboidratos e eletrólitos.

Leandro Paiva

Referência:

Valient et al. Effects of commercially formulated water on the hydration status of dehydrated collegiate wrestlers. The Journal of Strength & Conditioning Research, v.23, n.8, p.2210-2216, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...