VAGAS LIMITADAS!

Jiu-Jitsu: Músculos mais solicitados

Rickson Gracie.

Um estudo foi realizado para descobrir, baseando-se na percepção subjetiva de esforço de atletas de Jiu-Jitsu, quais seriam os músculos mais solicitados nessa modalidade.

Os resultados podem facilitar o trabalho de preparo físico e de recuperação (massagem, etc.), pois os profissionais podem realizar a prescrição com base nesses achados.

Seguem os resultados:

1) Antebraços - 24%;

2) Deltóides (ombros) - 14%;

3) Bíceps - 10%;

4) Quadríceps - 10%;

5) Músculos da mão - 10%;

6) Região Lombar - 10%;

7) Região abdominal - 5%;

8) Tríceps - 5%.

P.S: Também foi verificada a solicitação do grande dorsal ("costas"); entretanto não obtivemos os dados.

Leandro Paiva

Referência:

Franchini et al. Concentração de lactato sangüíneo, freqüência cardíaca e força de preensão manual durante um combate de jiu-jitsu. Corpoconsciência, v.9, n.1, p.35-44, 2005.

Observação: No livro Pronto Pra Guerra, são apresentados exemplos de exercícios e modelos de periodização (planejamento) para o alto rendimento nas lutas.

8 comentários:

  1. Blz irmão pela orientação ja imaginava que antebraço seria a parte principal, agora tenho certeza.....

    ResponderExcluir
  2. Fala Israel. O intuito é esse mesmo: democratizar informações de dificil acesso. Siva-se à vontade. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Não foi postado a parte dos músculos que envolvem o quadril, como adutores e os abdutores, gluteo médio, pectineo e etc...
    Se não tiver um bom quadril, como vai encaixar um triângulo por exemplo...

    ResponderExcluir
  4. Fala Leonardo. As informações postadas são as que tive acesso. Pode ser que estejam incompletas com a ausência, por exemplo, dos músculos que você citou, mas quem sabe em um próximo estudo isto não será resolvido?

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Rs tem que considerar os musculos,, que recebe o maior impacto,, a biomecanica mostra que lutas em geral,,fica abaixo dos saltos tripos e ginastas,, ou seja forte impacto são causados no ossos,, de um lutador,,se não tiver uma musculatura preparada, o corpo todo,pode sofrer,principalmente coluna,, quadril,, agora os musculos solicitados ,, são todos, os punhos são oque menos sofre impacto,, exige sim força muscular,, mais em questão de ser recrutado,, em bases biomecanicas eu diria melhor avaliar quais musculos grandes, que atividade jiu-jitsu recruta,, que são os maiores causadores de lesoes,, em lutadores,, ex: ombro,, lombar,, adutores,, isso explica um pouco a falta,, de abdome em lutadores,, que seria indiscutivel,, que sim ele deveria ter um abdome reforçado seguindo de proteção a lombar,,e gluteos mais reforçados,, que se sabe a coluna ,, é ligada a musculos do abdome,, e gluteos,,ombros com falta de musculo também é um outro grande problema,, Bom enfim,,poderia dar mais atenção a como recrutar musculos usados,,e o porque desde,,

    ResponderExcluir
  6. Sr. "Atletas do Futuro", em primeiro lugar, obrigado pela participação.

    Em segundo, as informações que deseja saber serão publicadas em livro, possivelmente, no final desse ano ainda.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,

    Muito legal o propósito do estudo, mas creio que somente a percepção subjetiva não seja suficiente para fazer esse levantamento. Talvez a eletromiografia, avaliando os impulsos elétricos emitidos por esses músculos em movimentações específicas, ajudaria inclusive a validar esses percentuais e essa ordem de prevalência apresentada no estudo.

    Grande abraço,

    Ticiano Matos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perfeito, tanto que vemos o l. dorso de fora, sendo que jj tem puxada pra caralho

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...