VAGAS LIMITADAS!

Suplemento de Arginina para lutadores

Renzo Gracie.




Doze lutadores foram submetidos a um estudo, cujo intuito dos pesquisadores era investigar os efeitos da suplementação aguda de arginina sobre respostas metabólicas durante a recuperação após um único episódio de exercício de endurance (aeróbio). Os atletas eram altamente treinados e condicionados.


Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos e realizaram um único turno de exercício em intensidade correspondente a 75% do VO2 máx. por 60 minutos e, em seguida, tomavam ou placebo (Grupo 1) ou arginina (Grupo 2) em concentração de 0,1 g/kg de peso.


As amostras de sangue de cada atleta foram coletadas antes do exercício, e 0, 15, 30, 45, 60, 90 e 120 minutos após o exercício, respectivamente. O experimento foi repetido duas semanas mais tarde, mas os tratamentos foram trocadas entre os dois grupos. As concentrações sanguíneas de glicose, insulina, ácidos graxos livres (AGL), glicerol, lactato, amônia, creatinoquinase e NOx foram examinadas.


Os autores concluíram o estudo, afirmando que os resultados sugeriram que o consumo de arginina (0,1 g/kg de peso) no período de recuperação fornecerá aos músculos ambiente anabólico favorável, melhorando a recuperação, aumentando a concentraçao de glicose e estimulando a secreção de insulina.


Leandro Paiva


Referência: Pu-Hsi Tsai, Tswen-Kei Tang, Chi-Long Juang, Kenny Wen-Chyuan Chen,Chun-An Chi, and Mei-Chich Hsu. Effects of Arginine Supplementation on Post-Exercise Metabolic Responses. Chinese Journal of Physiology, v.52, n.3, p.136-142, 2009.


Observação: No livro Pronto Pra Guerra, apresento explicações para aplicação prática dos suplementos considerados mais relevantes para lutadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...