VAGAS LIMITADAS!

Jiu-Jitsu: quanto tempo dura uma luta em pé, no solo e a recuperação em campeonato mundial?

Roger Gracie.

Recebo diariamente e-mails de atletas e técnicos de Jiu-Jitsu me perguntando, de modo geral, qual seria a melhor maneira de se preparar. Bom, considero de extrema complexidade a resposta, pois devem ser considerados muitos fatores ao selecionar os meios e métodos necessários para se responder a essa pergunta, tais como: experiência esportiva do atleta, meios e métodos anteriores de preparação física, individualidade biológica, fatores psicológicos e sociais relevantes, etc. Enfim, não é fácil apresentar resposta conclusiva a uma pergunta tão abrangente sem antes analisar profundamente o atleta.

No entanto, se tivesse de dar apenas uma resposta para todos, que ajudasse a melhorar o dia-a-dia do preparo físico e técnico-tático no Jiu-Jítsu, apenas recomendaria uma informação básica, mas ainda carente para muitos: preste atenção no período em que uma luta é realizada em pé, no solo e o tempo de recuperação. Além disso, a relação esforço:pausa (ou esforço:recuperação) da modalidade em campeonatos relevantes.

Com essas informações em mãos, uma infinidade de trabalhos (físicos e técnico-táticos) podem ser realizados, pautados pela especificidade temporal (tempo de luta em pé, no solo e de recuperação) que REALMENTE ocorre nos campeonatos oficiais de Jiu-Jítsu. Vou ajudar mais ainda para facilitar e, desse modo, espero mais uma vez ajudar os que precisam de informações para ajustar melhor a preparação:

Segundo os autores de um estudo prévio (inédito até a publicação) realizado para verificar essas informações, dentre outras, o tempo médio de luta em pé foi na ordem de 25 segundos. O tempo médio de luta no solo foi superior a 2 minutos e o tempo de recuperação foi bem baixo, algo em torno de 13 segundos. Ainda, observou-se que o tempo de recuperação entre os atletas mais leves (categorias abaixo de 75 kg) foi significativamente maior do que os mais pesados. Além disso, verificou-se que a relação esforço:recuperação em uma luta de Jiu-Jitsu era de aproximadamente 10:1, ou seja, para cada 10 segundos de esforço ocorre 1 segundo de recuperação.


Leandro Paiva


P.S: No livro Pronto Pra Guerra, esses dados são apresentados em quadros e tabelas para melhor entendimento, além de diversas informações complementares às postadas neste artigo.



Referência: Del Vecchio, F. B. ; Bianchi, S. ; Hirata, S.M. ; Chacon-Mikahil, M. P. T. Análise morfo-funcional de praticantes de brazilian jiu-jitsu e estudo da temporalidade e da quantificação das ações motoras na modalidade. Movimento & Percepção, v.7, p.263-281, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...