VAGAS LIMITADAS!

Lutadores: características musculares do deltóide ("ombro")

Ricardo Arona.



Quais são os ajustes corporais (ou adaptação) de nosso corpo após longos anos de treinamento? Como a musculatura responde aos estímulos específicos da modalidade? Pelo menos em referência ao músculo deltóide de lutadores, popularmente denominado de "ombro", no mais recente estudo publicado em periódico internacional (resumo me foi enviado pelo grande amigo Fabrício Boscolo Del Vecchio), os pesquisadores apresentaram algumas respostas baseados em seu experimento.

Nove atletas de elite (masculinos) especializados no segmento de técnicas de projeção (Luta Olímpica - estilo Greco-Romano) participaram do estudo (Grupo de atletas). Dados:

* Idade média de 20,1 +/- 2,7 anos;
* Altura de 175 +/- 0,6 cm;
* Peso de 83,2 +/-12,5 kg;
* Tempo de prática de 7,6 +/-2,7 anos.

Além dos atletas, para efeito de comparação, também participaram do estudo seis estudantes do sexo masculino saudáveis (Grupo controle).

Foram verificadas: distribuição de fibras do músculo, área seccional (CSA), bem como células satélites e densidade capilar por área de fibra muscular.

Resultados

Em uma das análises (imunohistoquímica) foi verificado que a distribuição de fibras musculares da cadeia pesada de miosina ("moléculas musculares" ou "motores moleculares", com importante papel no processo de contração muscular) foram significativamente maiores nos lutadores do que no grupo controle.

Em outra análise (eletroforética) das fibras revelou também uma proporção significativamente maior de fibras contendo miosina de cadeia pesada em lutadores.

A área seccional ("volume muscular") média de fibras do tipo IIA (relacionadas à potência e velocidade) foi significativamente maior nos lutadores.

Também descobriram que o número de células satélites foi 2,5 vezes maior em lutadores do que no grupo controle. Vale ressaltar que as células satélites possuem a capacidade de se diferenciar e fundir para aumentar o número de fibras musculares existentes e formar novas fibras. São relacionadas ao crescimento muscular normal, assim como na regeneração após lesão ou doença.

Conclusão

Os pesquisadores afirmaram que, pelos resultados obtidos no estudo, o perfil observado de fibras musculares do deltóide de lutadores podem apresentar ajustes ou adaptação com base nas demandas específicas mecânicas e bioquímicas da prática de modalidade de combate em longo prazo.


Leandro Paiva


Referência:

Mandroukas A, Heller J, Metaxas TI, Christoulas K, Vamvakoudis E, Stefanidis P, Papavasileiou A, Kotoglou K, Balasas D, Ekblom B, Mandroukas K. Deltoid Muscle Characteristics in Wrestlers. International Journal of Sports Medicine, v.31, n.3, p.148-153, 2010.

Observação: No livro Pronto Pra Guerra são apresentadas informações sobre características das fibras musculares de atletas de Jiu-Jítsu e MMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...