VAGAS LIMITADAS!

MMA à margem de outros esportes?



Um polêmico artigo na área de Sociologia do Esporte acaba de ser publicado em periódico internacional. Nele, os autores discorreram sobre o desenvolvimento internacional do Mixed Martial Arts (MMA).

O intuito dos pesquisadores foi debater sobre as tendências de violência nos esportes por intermédio de uma análise do surgimento do MMA. Na opinião deles, a ascensão do MMA no cenário internacional é indicativo de uma descivilização e/ou de processo esportivizante, defendendo a tese de que o desenvolvimento do MMA pode ser melhor explicado pelos conceitos de informalização e da "busca da excitação".

Mais especificamente, argumentam que o MMA já surgiu como esporte global como conseqüência da ascensão do profissionalismo sobre amadorismo, por meio de uma hibridização de estilos oriental e ocidental de combate, e em função dos desejos dos participantes em gerar elevados níveis de excitação.

Afirmaram ainda que a modalidade oscilou nesse processo entre as formas mais e menos violentas e é fruto de amplos lobbies públicos para incorrer na definição de que a violência nesse esporte é socialmente tolerável.

Versaram também que, com objetivo de fidelizar o espectador, os promotores realizaram "mudanças apenas cosméticas" no MMA para aumentar a aparência de que a violência é controlada.

Por fim, concluíram que os esportes de combate são inerentemente controversos, e separados por linha tênue do que poderia ser realmente considerado esportivo ou uma simples briga e, portanto, à margem do esporte moderno.

Enfim, eu, Leandro Paiva, discordei de muitas coisas. O que vocês acharam do artigo?

Leandro Paiva


Referência:

García, R.; Malcolm, D. Decivilizing, civilizing or informalizing? The international development of Mixed Martial Arts. International Review for the Sociology of Sport, v.45, n.1, p.39-58, 2010.

5 comentários:

  1. Eu discordo de praticamente tudo, o MMA é sim um esporte, não uma "simples briga" como foi relatado no artigo, é um esporte, onde se reúne várias artes marciais numa só, sobre falar o termo "violência" no artigo, isso vem de cada indivíduo, pessoas acham o MMA violento, mas não entendem que é um esporte, onde existe um profissionalismo , toda uma organização envolvida. É um esporte e nao um campo de batalha.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, senhores.
    Por mais estranho que pareça, algumas das coisas que eles falam, de fato, são verdades.
    Talvez o estudo das Teorias de Norbert Elias& Eric Dunning, assim como do Esporte Moderno, facilitariam o entendimento.

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim, depois de longo sumiço, participação e contribuição no Blog de um dos maiores pesquisadores em lutas do mundo, Fabricio Boscolo Del Vecchio. Sua participação e contribuição inteligente sempre é bem-vinda. Grande Abs de seu amigo Carioca "Manauara".

    ResponderExcluir
  4. Sera que algum dia o MMA ficara popular no brasil? So vejo fala de MMA na net nunca vi ninguém comentando na rua,na academia já vi tbm, mas sera que algum dia sera comentado quase igual o futebol?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...