VAGAS LIMITADAS!

Persistência no MMA e Jiu-Jitsu



Como você faz para persistir e sobrepor uma tarefa exigente e difícil?

Cada um costuma ter um método próprio para fortalecer a mente em momentos difíceis e sobrepujar os obstáculos. Contudo, um grupo de psicólogos da Universidade de Kentucky apresentou estudo recomendando abordagem alternativa para elevar a capacidade de persistência.

Como superar a desvantagem no placar faltando dois minutos para acabar a luta, no caso do Jiu-Jítsu? Ou como conseguir nocautear ou finalizar no último round de uma luta de MMA, sendo que você já perdeu por pontos os dois primeiros dos três rounds previstos para o combate? Nesse caso, o período para poder pensar sem ter de trocar golpes com o adversário será de apenas um minuto que é o período de intervalo entre os rounds no MMA.

A resposta pode estar num quesito psicológico: persistência. Não desistir, ir em frente, mesmo parecendo impossível diante das adversidades.

Sob esse contexto, cabe mais uma pergunta: existe alguma técnica que pode potencializar a persistência? Como já disse no início deste artigo, segundo os autores desse estudo, existe sim. Eles desejavam compreender quais seriam os efeitos que uma prática denominada de "foco de atenção" teria sobre a persistência. Esta prática (denominada em Inglês "Mindfulness") tornou-se intervenção popularizada na última década, e vem demonstrando êxito significativo na redução do estresse e sofrimento psíquico. O conceito é bem simples, mas de modo geral, precisa de um pouco de prática para dominar.

A essência do método é ensinar o indivíduo a focar a atenção no momento presente, o "aqui e agora" - embora sem julgamento demasiado de observação - e não reagir baseado em suas sensações, pensamentos e emoções.

No estudo, os psicólogos alocaram 142 indivíduos (voluntários) para trabalhar em uma série de enigmas, dentro de certos limites, mas o primeiro dos enigmas não possuia solução real. Isso criou uma situação em que eles deveriam persistir em uma tarefa, mesmo após a conclusão da primeira tentativa ser impossível.

Aprender a não julgar/avaliar e não reagir instantaneamente para o que está acontecendo naquele momento dentro de sua mente é a parte complicada do método, mas são ingredientes vitais, de acordo com o estudo. Observou-se que os indivíduos que não julgavam foram os mais persistentes.

Os pesquisadores também verificaram que os indivíduos estavam cientes de que eles experimentavam emoções positivas e negativas, mas sua postura atenta permitiu-lhes não ser auto-consciente sobre elas.

Alguns pesquisadores acreditam que as pessoas precisam ser auto-críticas para motivá-las a persistir em direção a um objetivo. Essa pesquisa sugeriu o inverso. Aqueles que foram mentalmente conscientes, ou melhor, auto-conscientes - incidindo sobre a discrepância entre o modo de como eles estão fazendo e o que eles querem alcançar - foram menos persistentes.

Os autores concluíram afirmando que o método de "foco de atenção" ou "Mindfullness" pode ser uma estratégia promissora para a auto-regulação de comportamentos, pensamentos e emoções.

Leandro Paiva

Referência:

Evans, D.; Baer, R.; Segerstrom, S. The effects of mindfulness and self-consciousness on persistence. Personality and Individual Differences, v.47, n.4, p.379-382, 2009.

Observação: No livro Pronto Pra Guerra, apresento completo manual de preparação psicológica para Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...