VAGAS LIMITADAS!

Avaliação Física nas Lutas


Tema corrente na Educação Física é a necessidade de se avaliar constantemente os atletas, independente da modalidade, para baseado nesses dados ser revisto caso necessário o planejamento do treinamento do atleta. São raras as considerações e investigações específicas nas Lutas, em especial nas modalidades de percussão, caracterizadas por golpes traumáticos.

Contudo, replicamos adiante os principais trechos de um estudo no qual foram analisadas variáveis de atletas de Kung Fu, no qual as considerações sobre a avaliação (inclusive o que foi avaliado), pode, se bem interpretado e adaptado, ser bem aplicado no Mixed Martial Arts - MMA.

Leandro Paiva


Titulo: “AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A VARIÁVEL DA VELOCIDADE EM LUTADORES DE KUNG FU”.

Autores: João Oliveira e Cassiano Gonçalves/Orientado: Vinicius José Silva

Para Glaner (2002), avaliar a aptidão física parece ser uma alternativa de intervenção primária, de baixo custo, de grande abrangência, de fácil reprodução e interpretação. Pate (1988) e Glaner (2003) dentre outros, abordam que a aptidão física relacionada à saúde está composta das qualidades de resistência cardiorespiratória, composição corporal, flexibilidade, força e resistência muscular localizada, que objetivam para uma boa qualidade de vida e prevenção de doenças.

Juntamente com esses componentes a velocidade, agilidade, coordenação motora e tempo de reação são imprescindíveis para o lutador de Kung Fu, durante a competição precisa de velocidade, além da força física para golpes precisos; a resistência muscular para um bom ritmo de luta com golpes de qualidade; coordenação, agilidade e flexibilidade para executar os movimentos com perfeição, com bom tempo de reação e contra-ataque rápidos e precisos.

Objetivo

O objetivo do estudo foi avaliar a aptidão física relacionada ao desempenho da velocidade, em praticantes da arte marcial chinesa Kung Fu.
Relevância do Estudo

A aptidão física pode ser avaliada por meio de testes específicos e são de fundamental importância, para se detectar os possíveis riscos de problemas para a saúde o mais precocemente possível e dar subsídios aos órgãos competentes para desenvolver ações que possam auxiliar na promoção do bem-estar e também para avaliar o desempenho desportivo.

Materiais e Métodos

Foram avaliados nove praticantes de Kung Fu do sexo masculino com a faixa etária de 16 a 32 anos, com o mínimo dois anos de pratica e tempo máximo de três anos. No estudo foram aplicados dois testes de aptidão física relacionada ao desempenho da velocidade o primeiro será o teste de corrida de 50 metros. A padronização do teste seguiu a que foi proposta por Johnson e Nelson (1979) apud Matsudo (1987).e o segundo foram golpes específicos do Kung fu, como soco, chute e projeções com duração de 20 segundos cada teste especifico.

Foram quatro testes especificos, soco reto (Jab e Direto), chute (Peito do Pé), Double leg (golpe baiana) e uma seqüência mista. A seqüência será a seguinte: 1 - chute tipo peito do pé com a perna da frente, na altura da coxa do adversário; 2 - chute tipo peito do pé com a perna de traz na altura da costela do adversário; 3 - soco tipo reto, com a mão que está atrás; 4 - soco tipo cruzado com a mão da frente; 5 - soco tipo reto, com a mão que está atrás e 6 - double leg (golpe baiana), não foi necessário derrubar, apenas erguer e colocar no solo o adversário e repetir novamente toda a seqüência.

A partir dos testes podemos observar que o individuo que tem maior aptidão aos socos, obteve os melhores resultados durantes os testes de socos. Após a analise dos resultados obtidos nos testes podemos verificar que, a aptidão física é um dado inato, não único, ou seja, um individuo pode ter aptidão pra mais de um golpe, e o mesmo pode ser aperfeiçoado, assim como os que ele foi testado e não obteve resultado satisfatório também pode ser treinado e desenvolvido.

Por exemplo, os atletas de pentatletas modernos, pelo fato de necessitarem desenvolver valências físicas para a realização de cinco provas (tiro, esgrima, natação, corrida e hipismo) é possível que, ao priorizar determinada valência física, se esteja deixando de desenvolver outra a contento, influenciando, assim, no desempenho da competição como um todo, assim como os praticantes de Kung Fu, áreas determinadas de seu corpo são requisitadas, por isso tem um treinamento especial.

Conclusão

A partir da realização dos testes e dos resultados obtidos, observamos que a aptidão física dos praticantes da Arte Marcial Chinesa Kung Fu, influenciaram nos resultados dos mesmos durante os testes, ou seja, quem tem maior aptidão aos socos, obteve os melhores resultados durantes os testes de soco; assim quem apresentou a maior aptidão física aos chutes, demonstrou os melhores resultados nesses testes específicos; porem nenhum praticante conseguiu se destacar em todos os testes com a melhor performance. O que não significa que as aptidões físicas os limitem, já que foi confirmado que a agilidade dos mesmos, apesar de inata podem ser bem trabalhadas e bem desenvolvidas.

Referencias Bibliográficas

GLANER M.F. Crescimento físico e aptidão física relacionada à saúde em adolescentes rurais e urbanos. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Maria, 2002.

GLANER, M. F. Importância da aptidão física relacionada à saúde. Rev Bras de Cineantropometria & Desempenho Humano. V. 5, n. 2. p. 75-85, 2003.

JOHNSON, B.L.; NELSON, J.K. Practical measurement for evaluation in physical education. Mineapolis: Burgess, 1979.

MATSUDO,V.K.R.- Testes em ciências do esporte .S.C.do Sul 4_ ed.,1987

PATE, R. R. The evolving definition of physical fitness. Quest Champaign. V.40. n.3, p.174-179. 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...