VAGAS LIMITADAS!

Consumidores de MMA: Implicações para grandes anunciantes




Uma pesquisa demográfica realizada pela empresa Scarborough (divisão de marketing esportivo) foi conduzida em período de seis meses e revelou que os fãs de MMA norte-americanos possuem alto poder aquisitivo. De acordo com suas estatísticas, os fãs de MMA tem 15% a mais de chances de ter uma renda familiar acima de 75.000 dólares do que o americano adulto médio.

Os resultados são particularmente interessantes pelo fato de serem originados de uma fonte independente, não afiliada ao esporte. No ano passado, o UFC proclamou dados similares, esperançosos de trazer novos anunciantes, mas agora as grandes companhias com grande poder de anunciar virão isso de uma firma de grande reputação em pesquisa de mercado, dando a eles mais confiança no poder de compra do consumidor de MMA.

Isso pode e deve trazer grandes anunciantes para o esporte, seguindo outros pioneiros como a Budweiser, Harley Davidson e Gatorade. Antes, no máximo pequenas empresas relacionadas ao MMA compunham a maior parte dos anunciantes.

O único ponto negativo desse estudo é a confirmação de que a grande maioria dos fãs de MMA são homens e, geralmente, as grandes empresas preferem anunciar seus produtos para uma audiência variada de gênero, etnia e faixa etária.

Ainda assim, pelo menos nos Estados Unidos e Europa, o alto poder aquisitivo dos fãs de MMA deve ajudar a trazer algumas companhias que antes estavam relutantes em utilizar o MMA como veículo de marketing de seus produtos. Os pesquisadores também observaram que os fãs de MMA estão bem acima da média quanto a ter acesso a produtos de alta tecnologia como TVs de alta definição e vídeo games, e esse grupo representa uma vasta parte do mercado que planeja comprar um carro novo no próximo ano.

A confirmação do poder aquisitivo e vontade para gastar combinado com o preço baixo de anunciar no MMA pode fazer disso um alvo principal para um influxo de anúncios nos próximos anos.

Mais dados da pesquisa:

* Mais de 51% na faixa etária dos 18-24;


* Mais de 67% do sexo masculino;


* 10% dos entrevistados tem poder aquisitivo e vontade de adquirir um segundo imóvel;


* Além de jovens, predominantemente do sexo masculino e, financeiramente bem estabelecidos, os fãs de MMA representam um público que consome alta tecnologia. Eles não só estão bem acima da média nacional (norte-americana) quanto a possuir utensílios domésticos de alta tecnologia, como HDTVs, vídeo game e conexões de Internet banda larga, como também são mais propensos para planejar a compra (e atualização) de novas tecnologias domésticas;


* Além de utensílios domésticos de alta tecnologia, a base de fãs de MMA também deve ser considerada pelas montadoras de automóveis. 15% deles planejam comprar uma caminhonete nova durante o próximo ano, e os 85% restantes, são mais prováveis do que o adulto norte-americano médio para planejar essa compra nos próximos anos;

* 15% dos entrevistados tem mais probabilidade de viver em uma casa na qual os móveis e utensílios foram comprados em uma loja de móveis e/ou colchões. Entretanto, 35% são mais propensos a viver em uma casa na qual os móveis e os eletrodomésticos foram adquiridos em uma grande rede ou loja;


* Os fãs de MMA são 62% mais prováveis do que o adulto médio de utilizar algum serviço de entrega 24h;


* São 37% mais propensos a influenciar decisões de compra de equipamentos de escritório e suprimentos para suas empresas.

Surpreso, Howard Goldberg, vice-presidente sênior da Scarborough Sports Marketing opinou sobre os dados: "Desde aparelhos domésticos de última tecnologia, automóveis e serviços de entrega, observamos que o mercado de MMA representa claramente uma audiência sólida para uma grande diversidade de comerciantes". Finalizou decretando: "Aqueles que começarem a aproveitar esta base de fãs agora terão oportunidades únicas para iniciar/aumentar a lealdade quanto à sua marca dentre seus objetivos de expansão e crescimento".


Veja na Tabela adiante (Clique com o mouse para aumentar), o perfil quanto aos bens (eletrodomésticos) dos fãs de MMA. A primeira coluna representa os aparelhos, a segunda, do que os fãs já possuem atualmente e a terceira coluna, do que planejam adquirir.



Observação: Os fãs de Mixed Martial Arts (MMA) foram definidos como os adultos que assistiram combates de MMA na TV aberta ou a cabo em 2009.


Leandro Paiva




Referência:
Scarborough Sports Marketing, Scarborough E.U.A. + Study, Release 2009 (6 meses).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...