VAGAS LIMITADAS!

Conversa com Bibiano Fernandes sobre outros aspectos de sua preparação


Bibiano Fernandes é um atleta que dispensa apresentações. Entretanto, se deseja saber ainda mais sobre sua carreira profissional como lutador clique Aqui. Campeão mundial de Jiu-Jítsu diversas vezes e atual detentor do cinturão do evento DREAM, no Japão, recentemente concedeu uma entrevista à TATAME, falando sobre o fato de estar auxiliando na preparação do ex-campeão peso leve do UFC, BJ Penn.

No livro Pronto Pra Guerra, Bibiano aparece em vários capítulos. Em especial, no capítulo reservado à avaliação física de lutadores, mas também contei todos os seus segredos baseado no que vi e acompanhei dele quando efetivamente realizei intervenção profissional como seu preparador e avaliador físico, na época em que ainda morava em Manaus. Atualmente reside no Canadá com esposa e filho que está para nascer.

Essa semana conversei com "Bibi" (sempre chamo ele assim) sobre sua vida atual e me revelou aspectos de seu planejamento semanal de preparo físico e técnico-tático, além de curiosidades sobre o que utiliza de suplementação, se faz sexo antes da luta, acrescentando, também, o que tem observado nessas semanas acompanhando BJ Penn de perto. Desse modo, como uma espécie de "estudo de caso" (parcial), podemos ter mais ciência da realidade no alto rendimento de um atleta de "superelite" como ele.


1 - Como é sua divisão dos treinos (manha, tarde e noite)?

BF: Eu treino duas vezes ao dia, totalizando 3 horas por dia. De manhã das 10:00-11:30h. À tarde, das 17:00-18:30h. Geralmente treino segunda, terça, quinta e sexta. Quarta-feira não treino, descanso mesmo. Segunda-feira costumo realizar preparação física pela manhã e de tarde Jiu-Jítsu com quimono. Terça-feira me dedico mais ao Boxe e Muay Thai. Quinta-feira faço preparação física, Jiu-Jítsu e Wrestling. Sexta-feira mais a parte de trocação e, de vez em quando, preparação física também.


2 - Quais exercícios enfatiza em sua preparação física atualmente?

BF: Ênfase em exercícios explosivos (potência) e para o cardio (capacidade e potência aeróbia).

3 - A Preparação Física é sempre a mesma ou você muda quando a luta se aproxima?

BF: Quando a luta chega perto eu mudo. Longe da luta trabalho mais sobrecarga nos pesos (força máxima) para ficar mais forte, e perto de luta eu trabalho mais treinamento de resistência.

4 - Utiliza algum suplemento alimentar? Qual?


BF: Não, nada de mais. Apenas uso shakes de proteína.

5 - O que acha de sexo antes da luta? Vc faz normalmente ou interrompe dias ou semanas antes de lutar?


BF: Eu paro de fazer sexo duas semanas antes da luta. Não é nenhum problema para mim.

6 - Perde peso antes da Luta? Como faz para perder peso?


BF: Eu faço uma dieta para perder peso, como muito peixe, e não como muito carboidrato. Em geral, bem pouco arroz, muita salada e peixe.

7 - Você está passando essas semanas com BJ Penn. Por favor informe como é a divisão dos treinos dele.

BF: BJ treina duas vezes por dia. Pela manhã ele realiza um treino muito duro e à tarde se concentra mais na parte técnica. Na semana, em geral, se num dia ele realiza treinamento anaeróbio, no dia seguinte a ênfase será no treinamento aeróbio. Ele equilibra bem seus treinamentos para competir no alto desempenho. Ele deixa seu corpo descansar muito para que ele possa treinar com o máximo de potência. Assim, procura restabelecer sua mente e seu corpo.


Leandro Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...