VAGAS LIMITADAS!

Submission: novas regras para coibir perda de peso rápida

Dr. Cristiano Merheb.


Recentemente no I Simpósio Nacional de Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate, realizado no Rio de Janeiro, houve uma mesa redonda ladeada pelo médico nutrólogo, Dr. Cristiano Merheb (responsável pela alimentação e suplementação de diversos atletas de MMA) e Rogério Camões (Preparador Físico), na qual fui o mediador. O tema era: Perda de "peso" e doping nas Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate.

Do debate foi determinado em consenso que, baseado em diversos estudos, pode ser que o atleta que realizou perda de peso rápida, com experiência prévia neste processo, consiga se recuperar sem maiores prejuízos para o desempenho se houver um período mínimo de 4h entre a pesagem e a hora da luta. Assim, pode ser que haja tempo hábil para o atleta instituir os meios conhecidos nessas práticas, para reidratação e nutrição. Artigos complementares podem ser observados na seção Alimentação e Suplementação deste Blog.

O que nos chamou a atenção esta semana foi uma reportagem recente publicada na Graciemag.com, na qual os organizadores do maior evento de Submission do mundo, o ADCC, pretendem a partir desse ano dificultar para os atletas a instituição de métodos de perda rápida de peso antes da luta. Entenda como lendo a matéria adiante, na íntegra.


Leandro Paiva



ADCC muda regras, Garcia aprova, Popovitch não

por Carlos Eduardo Ozório

Competição de luta agarrada tradicional, o ADCC tem novidades que já entram em vigor nas seletivas para a edição 2011. De olho na evolução das regras, a organização revisou uma em especial.

Tradicionalmente, a pesagem ocorria um dia antes das disputas. Como as finais são no segundo dia de competição, alguns dos competidores chegavam à decisão muito acima do limite da categoria de peso.

Agora a pesagem acontece pouco antes de cada atleta entrar no dojô para o primeiro combate. Mas, mesmo depois da primeira luta, os atletas não poderão abandonar a dieta. Árbitros terão o poder de pedir uma nova pesagem a qualquer momento. Neste caso, o lutador tem folga de 2kg. Se estiver com a diferença de peso maior que essa, ocorre a desclassificação.

“Achei excelente”, resumiu o tricampeão da competição Marcelinho Garcia no Twitter.

Já o atual campeão da mesma categoria, Pablo Popovitch, que derrotou Marcelinho em Barcelona, não aprovou a alteração. Também pelo Twitter, o líder da BJJ Center, na Flórida, comentou: “Com essa regra, acho que a categoria até 77kg (170lb) acabou para mim. É impossível para mim competir logo depois de bater o peso da categoria. Em 2011, vou lutar na categoria acima. Gostaria muito de fazer uma 4a final seguida com o Marcelinho e fazer história”.

Sobre o duelo com Marcelinho, Popovitch, deu uma sugestão aos organizadores do ADCC: “Eles bem que poderiam colocar eu e Marcelinho numa superluta. A gente merece, afinal fechamos os últimos três eventos”.

Outro motivo da mudança é preservar a integridade física dos atletas, no intuito de evitar cortes extremos e perigosos de peso.

Fonte: www.graciemag.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...