VAGAS LIMITADAS!

Jogos Olímpicos de 2012: Inovação em Modalidade de Combate



Segundo publicação no site do Comitê Olímpico Brasileiro - COB, uma atleta de modalidade esportiva de combate foi a primeira dentre todos os esportes incluídos nos Jogos a utilizar alta tecnologia em seu treinamento. Natália Falavigna, medalhista olímpica de Taekwondo utilizou a Análise Cinemática, caracterizada pelo estudo dos movimentos em vídeo.

Nesses estudos são utilizados um ou mais sistemas de informação. De modo geral são constituídos de várias câmeras de vídeo que possibilitam realizar avaliações em 2D ou 3D. Após a filmagem o movimento é digitalizado e quantificado por meio de softwares específicos.

Vale lembrar que a cinemática trata da geometria do movimento em relação com as forças que causam esse movimento. Sucintamente: o deslocamento é o meio pelo qual o movimento é medido. Já o movimento de deslocamento representa uma mudança de posição no espaço (linear ou angular).

O Departamento de Ciência do Esporte do COB inaugurou essa tecnologia como mais uma ferramenta de apoio às Confederações e atletas brasileiros visando desempenho máximo nas competições.

Depois de uma cirurgia no joelho, após lesão que sofreu em janeiro deste ano, Natália retornou aos treinamentos utilizando o novo recurso. Desde semana passada, está sendo avaliada por intermédio do software denominado "Dartfish", que grava seus golpes em vídeo. Com as imagens, Natália pode assistir aos detalhes dos movimentos junto com seu treinador, Wallaci Aires, e corrigi-los para o aperfeiçoamento. A Análise Cinemática será realizada nos treinos da atleta duas vezes por semana até os Jogos Olímpicos de Londres - 2012.

"Foi muito legal incluir este software no meu treinamento. Podemos ver cada detalhe dos movimentos, fazer pequenas correções que seriam impossíveis a olho nu e buscar a perfeição dos golpes. Estou cheia de expectativa em relação às melhorias que posso ter dentro da modalidade e assim poder sonhar com uma boa colocação olímpica em Londres", afirmou entusiasmada Natália Falavigna.


Leandro Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...