VAGAS LIMITADAS!

Luta Marajoara




Bem antes da popularização do Jiu-Jítsu no Brasil, um estilo de luta era bem popular na região norte. Apesar de não ser necessariamente focada na eficiência, está enraizada nos valores sócio-culturais daquela região e também do Brasil.

Desse modo, vale salientar que, possivelmente, a Luta Marajoara surgiu com o próprio caboclo há mais de 300 anos, a partir de suas observações e necessidades. Na ilha contam uma lenda que o caboclo analisou a atitude do búfalo, animal que diante da ameaça iminente de sua liderança em relação ao rebanho, enfrenta o búfalo rival colocando cabeça com cabeça, ficando com as patas no chão e tentando um derrubar o outro emaranhando seus chifres; o que cair é o perdedor. A exemplo do que fizeram os orientais criando estilos de luta baseadas nos movimentos de ataques e defesas dos animais como a serpente, o leopardo, etc.

Trata-se de fato de um combate corpo-a-corpo realizado na argila (ou barro) para reduzir o risco de lesões, no qual o principal objetivo do combate é manter o oponente de costas no chão.

Segundo o pedagogo Márcio Vitelli, um estudioso das tradições da região marajoara, as origens mais prováveis da luta marajoara são:

1.Tribo Aruã, extinta pelas lutas e doenças trazidas pelos primeiros colonizadores que chegaram na região;
2.Influência de escravos africanos;
3.Inspirada na luta de búfalos;
4.Surgiu com os amistosos confrontos entre os vaqueiros ao final de um dia de trabalho.

Hoje existem as lutas marajoara tradicional e desportiva. A tradicional é a praticada nas fazendas da região e a desportiva conta com organismos que regulamentam a prática, defendem as regras e organizam campeonatos, mas não existe graduação.

A luta marajoara, via de regra, acontece sempre nos finais de tarde à beira dos rios, antecedendo o banho ou quando o caboclo sente-se ameaçado na liderança perante o grupo ou em relação à sua fêmea. Atualmente é bastante praticada nas festividades populares dos municípios que compõem o Marajó, como Festividade de São Sebastião, em Cachoeira do Arari, Aniversário da Cidade de Salvaterra, Festival do Tamuatá em Santa Cruz do Arari, Festival do Camarão em Muaná, Aniversário da Cidade de Ponta de Pedras, e em Soure em várias momentos do ano, como nos jogos de verão, no aniversário da cidade e no Marajó Búfalo Fest.


Leandro Paiva


Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luta_marajoara

Um comentário:

  1. I am too a big fan of Jiu-Jitsu and taking classes to learn it completely.

    Vierect Penis Enlargement

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...