VAGAS LIMITADAS!

Taekwondo melhora a aptidão física?




Taekwondo é um esporte popular, praticado por pessoas de todas as idades em mais de 180 países e é considerado benéfico para a saúde. Contudo, as provas científicas para se afirmar isto não são conclusivas. Apesar de sua popularidade, existem poucos estudos sobre os benefícios de saúde. Assim, dois pesquisadores realizaram uma revisão de literatura sobre o Taekwondo para averiguar e discutir sobre os estudos associando esse esporte com os benefícios sobre a aptidão física.

Eles analisaram 23 artigos. Os principais resultados analisados foram: condicionamento anaeróbio e aeróbio, composição corporal, força muscular, resistência muscular e flexibilidade.

Resultados

A formação de Taekwondo pode ter alguns benefícios na capacidade aeróbia, composição corporal (perda de gordura) e flexibilidade. Entretanto, não há evidências conclusivas na literatura de que a prática de TKD pode melhorar a aptidão anaeróbia e força muscular.

Conclusão

Os autores concluíram alertando que os Fisioterapeutas e também os Educadores Físicos podem considerar o Taekwondo, recomendando aos seus clientes como uma forma benéfica de exercício, para promover o condicionamento aeróbio e a flexibilidade.


Leandro Paiva


Referência:

Fonga, S.; Ng, G. Does Taekwondo training improve physical fitness? Physical Therapy in Sport, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...