VAGAS LIMITADAS!

Jiu-Jítsu: Bolas na preparação p/ Mundial





Apesar de eu, Leandro Paiva, não apostar minhas fichas nisto, segue matéria sobre o assunto publicada em veículo de mídia não especializado em Lutas.




Você já viu alguém usar uma bola para aperfeiçoar as técnicas do jiu-jítsu? A artimanha existe e graças a ousadia de um atleta brasiliense está se tornando o grande aliado nas conquistas nacionais e internacionais. Prova disso são as medalhas do próprio inovador Weberty Viana de Sousa, que, aos 33 anos, resolveu usar os ensinamentos herdados da faculdade de Educação Física para aperfeiçoar os treinamentos. "Deu mais certo do que eu esperava. Com esses movimentos (sobre a bola), a técnica fica mais presa na cabeça e sai naturalmente", explica.

Diferentemente dos treinos tradicionais que envolvem apenas exercícios de musculação, aeróbios e de assimilação de técnica, ele inovou e incorporou atividades corriqueiras às ginásticas laborais e treinamentos funcionais - o objetivo é aumentar a resistência física, a potência dos movimentos, a flexibilidade, em busca de uma estabilização, sempre simulando técnicas do jiu-jítsu. "Deu tanto resultado que após 13 anos eu ganhei tudo que participei em 2010", comemora Weberty. Somente no ano passado, ele aumentou a coleção de títulos com as medalhas de ouro nos Mundiais do Rio de Janeiro e de Salvador, além de um terceiro lugar no Brasileiro do Rio, a conquista do nacional interclubes, em Caldas Novas, e o honroso vice-campeonato no Sul-americano, em Florianópolis.

"Comecei a usar essas técnicas em novembro de 2009. Menos de um ano depois, fui campeão de tudo. Meus alunos também estão tendo resultados ótimos e, por isso, não paro de inovar. Quando você acha que já sabe tudo, é porque não sabe nada", filosofa o atleta.

Satisfeito com os frutos colhidos pelas novas técnicas incorporadas ao jiu-jítsu, Weberty agora irá testá-las em um desafio ainda maior: a seletiva para o Mundial Profissional, na categoria meio-pesado (até 85kg) - a disputa internacional ocorre entre 14 e 16 de abril. O brasiliense embarca amanhã para o Rio e Janeiro, onde participa da primeira tentativa neste fim de semana. Caso não carimbe o passaporte para a competição mundial em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, ele ainda terá mais uma chance em Gramado-RS. "Isso é igual a concurso. Se você estuda muito, vai confiante para a prova. No meu caso, treinei muito, não tirei férias e me sinto pronto para derrubar qualquer um", confia Weberty.

Para exercícios diários
A ginástica laboral tem a finalidade de colocar previamente cada pessoa de um grupo de trabalho bem preparada para o exercício do labor diário. Baseia-se em técnicas de alongamento distribuídas pelas várias partes do corpo, dos membros, passando pelo tronco, pela cabeça, sendo, de ordinário, orientada ou supervisionada por um fisioterapeuta, educador físico ou por algum especialista treinado.

Atende a todos

O treinamento funcional tem como característica realizar a convergência das habilidades motoras do ser humano para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem desse método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.


Fonte: http://www.superesportes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...