VAGAS LIMITADAS!

Nova exposição sobre Luta



A capoeira, classificada como Luta de característica Mista, é uma das mais estudadas. Grande parte dos artigos sobre a Capoeira versa sobre aspectos socioculturais. Além disso, é a luta com maior número de praticantes no Brasil.

Nesse contexto de destaque, não é difícil de pressupor sua relevância em Território Nacional. Em outras oportunidades neste Blog divulgamos sobre eventos culturais e exposições sobre Lutas. Agora, mais uma vez, a protagonista é a Capoeira.

A exposição "Capoeira - luta, dança e jogo da liberdade" já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo entre 2010 e 2011. Agora, patrocinada pela Petrobras com recursos da Lei Rouanet, poderá ser vista em Aracaju, a partir de 01 de março de 2012, na Galeria Jenner Augusto (Sociedade Semear), com coquetel de abertura a partir das 19 horas.

A mostra apresenta fotografias de André Cypriano e é fruto da pesquisa para o livro homônimo – com textos de Rodrigo de Almeida e Letícia Pimenta – lançado em 2009. Os trabalhos resgatam a história da capoeira, desde seu surgimento no Brasil Colonial até os dias de hoje, ressaltando aspectos de promoção e valorização da cultura nacional, além de sua função de agregação social.

A exposição realizada é composta por 11 fotografias em preto e branco e 29 coloridas, além de 10 ilustrações (de autoria de Debret e Auguste Earle entre outros), e de textos explicativos. Revela uma rica manifestação cultural brasileira, reconhecida e praticada em todos os estratos sociais, no território nacional e, também, em diversos países.

A expografia recria um ambiente de sala de capoeira e utiliza elementos como um assentamento para o Orixá Exu – a entidade que deve ser cumprimentada antes de qualquer roda iniciar-se –; uma fotografia em louvor ao grande Mestre Pastinha – remontando um pequeno altar existente em diversos centros de ensino e prática da capoeira –; os instrumentos musicais utilizados e uma ambientação sonora típica das rodas.

Além da exposição serão realizadas oficinas abordando o tema, destinadas a jovens de escolas públicas. A curadoria da exposição é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da Aori Produções Culturais, empresa produtora do projeto.

André Cypriano

Nasceu em 1964, em São Paulo. Em 1990, um ano após a sua mudança para os Estados Unidos, André começou a estudar fotografia em São Francisco. Desde então, realizou vários projetos que têm sido expostos em galerias e museus no Brasil, na Europa e nos EUA.

Como parte de um projeto de longo prazo, começou a documentar estilos de vida tradicionais e práticas de sociedades em lugares menos conhecidos nos remotos cantos do mundo. Cypriano fotografou o povo de Nias, na costa oeste da Sumatra (Nias: pulando pedras), práticas de rituais em Bali (Bali: uma busca espiritual). Seus documentários fotográficos têm sido usados em seminários educativos. Atualmente, ele trabalha como fotógrafo freelancer em Nova York e Rio de Janeiro, dando continuidade a projetos sociais e culturais.


Serviço

Exposição fotográfica “Capoeira – luta, dança e jogo da liberdade”
Local: Sociedade Semear – Galeria Jenner Augusto
Abertura: 01 de março, às 19h
Visitação: de 02 de março a 01 de abril de 2012
Horários: de segunda a sexta, das 09h às 19h
Entrada franca
Classificação: Livre
Acesso para deficientes físicos


Fonte: Ascom Semear


Leandro Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...