VAGAS LIMITADAS!

União Europeia e Artes Marciais





Uma mulher branca vestida como a protagonista de Kill Bill se vê cercada de um mestre chinês de kung fu, um indiano praticante de outra luta e um negro jogando capoeira. Eles mostram suas habilidades com o corpo. O indiano chega a levitar.


Para se livrar da ameaça, a mulher apenas respira fundo e cerca os inimigos, multiplicando-se por 12 - número de estrelas existentes na bandeira da União Europeia.

'Quanto mais de nós houver, mais força teremos', diz o texto que encerra o vídeo (veja logo abaixo o vídeo). A propaganda é da União Europeia e vem causando polêmica. Afinal, não é difícil entender que os personagens representam, respectivamente, China, Índia e Brasil, que compõem o bloco cujo nome leva as iniciais dos países emergentes - BRIC (o 'R' é de Rússia, ausente no comercial).

O vídeo foi acusado de perder o tato no tratamento que escolheu dar aos estrangeiros, além de mandar uma mensagem política muito clara: BRICS e UE não são aliados.

Após a instauração da polêmica, a Comissão Europeia desculpou-se oficialmente e retirou o vídeo do ar. O órgão disse ao veículo britânico The Telegraph que a peça publicitária foi criada para o público jovem, e tentou usar a linguagem dos videogames de luta para despertar o interesse por política.


Leandro Paiva






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...