VAGAS LIMITADAS!

Jiu-Jítsu e Boxe pode reduzir Glaucoma?




Na oportunidade, relatamos que os dados foram obtidos por intermédio de avaliação da pressão intraocular dos atletas.

No jornal Folha de São Paulo foram publicadas informações parciais sobre uma pesquisa da Unifesp que aponta que praticar esportes pode trazer benefícios para a visão.

Estudos conduzidos no Centro de Oftalmologia Esportiva do Instituto da Visão da Unifesp mostraram que o exercício reduz a pressão intraocular – principal fator de risco para desenvolver glaucoma.

Os pesquisadores avaliaram os efeitos da prática de Boxe, Jiu-Jítsu e Atletismo, dentre outras modalidades, na pressão intraocular de atletas.

Houve redução significativa nesse parâmetro. A queda mínima foi de 20% e a máxima, de 45%. Foram avaliados cerca de 200 atletas, todos profissionais de elite.

Uma pesquisa anterior presente na literatura científica havia sugerido que o uso de óculos de natação pode aumentar a pressão intraocular. O novo estudo provou que isso não é verdade e que a pressão cai significativamente.

Outras pesquisas serão procedidas pelo centro para saber se a pressão oscila de acordo com o esforço e com o preparo físico da pessoa, o que permitirá saber se os ganhos ocorrem também com não atletas.


Leandro Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...