VAGAS LIMITADAS!

Capoeira: Biomecânica e Cinesiologia



Em artigo recente, bem abrangente, foram analisadas as seguintes técnicas de capoeira: "Martelo", "Benção", "Meia Lua de frente", "Ponteira Frontal" e "Ponteira Lateral". Os principais achados encontram-se sinteticamente, logo abaixo. Além disso, para compreensão mais ampla, alocamos material audiovisual sobre outra análise realizada com a Capoeira.


Leandro Paiva



Título: Análise Cinesiológica qualitativa do movimento da Capoeira.

Autores: Joilma Ferreira Batista e Demétrius Cavalcanti Brandão

Fonte: EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 184, Septiembre de 2013.

Resumo
          
Este estudo teve como objetivo esclarecer através de uma análise cinesiológica qualitativa do movimento de capoeira; os movimentos realizados durante a execução de cada golpe estudado; descrever suas classificações morfológicas e anátomo funcional; apresentar a ação muscular, os eixos, os planos, e direções nas fases excêntrica e concêntrica que estão envolvidos nos movimentos dos golpes martelo, benção, meia lua de frente, ponteira frontal e ponteira lateral. A pesquisa do tipo analítico descritivo modelo exploratório foi realizada através de revisão bibliográfica. 

Os resultados mostram que em todos os cinco golpes analisados as articulações do ombro, cotovelo, punho, cintura pélvica, quadril, joelho, cotovelo e tornozelo estão presentes em todos os golpes e suas classificações morfológicas e funcionais permanece igual em todos os golpes; os eixos, planos, ações musculares e direções das fases excêntricas e concêntricas alteram conforme a variação dos movimentos encontrados nos golpes de capoeira. 

As considerações apontam, que as a articulação do ombro e do quadril em todos os golpes (martelo, benção, meia lua de frente, ponteira frontal e lateral) é classificada quanto a sua morfologia de esferóide, a do cotovelo, joelho e tornozelo é gínglimo, a do punho elipsóide, da cintura pélvica plana e, quanto a sua funcionalidade é classificada, respectivamente, de glenoumeral, umeroulnar, radiocárpica, sacroilíaca, coxofemoral, tibiofemoral e tibiotalar. Pode-se notar um grande numero de movimentos diferenciados e outros que se repetiram em todos os golpes. Os eixos, planos e direção podem variar na medida em que os movimentos mudam.


Considerações finais

Pode-se concluir que as articulações do ombro, cotovelo, punho, cintura pélvica, quadril, joelho e tornozelo foram todas analisadas e se repetiram em todos os golpes de capoeira analisados neste estudo. Com relação à ação dos movimentos, observados durante a análise dos golpes de capoeira selecionados, pode-se notar um grande numero de movimentos diferenciados e outros que se repetiram em todos os golpes.

O movimento de extensão do ombro, cotovelo, punho, quadril e joelho se repetiram em todos os golpes, hora na fase excêntrica, hora na fase concêntrica exceto, nas articulações da cintura pélvica e tornozelo. O movimento de adução horizontal foi notado apenas na articulação do ombro e foi apresentada em todos os golpes. O movimento de flexão está presente em todos os golpes, hora na fase excêntrica, hora na fase concêntrica, e em todas as articulações exceto, na articulação do ombro, cintura pélvica e tornozelo.

Também pode-se concluir que o movimento de circundução foi encontrado somente no golpe ponteira lateral e apenas na articulação do quadril. Apenas na articulação do tornozelo apresentou-se os movimentos de flexão plantar na fase excêntrica e dorsiflexão na fase concêntrica, nos golpes martelo, benção, ponteira frontal e lateral e somente no golpe meia lua de frente houve eversão na fase excêntrica e inversão na fase concêntrica na articulação do tornozelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...