VAGAS LIMITADAS!

Palestrante do Simpósio de Lutas, Artur Mariano, em entrevista histórica


Por Gustavo Pereira - TATAME


No final de semana dos dias 31 e 1, o Rio de Janeiro irá receber o Simpósio Nacional de Lutas de Percussão. O evento, que terá como palco a sede da Confederação Brasileira de Muay Thai e Academia Champions Factory, em Copacabana, tem como principal objetivo promover uma troca cultural e de experiências sobre aspectos da preparação física, psicológica e nutricional das artes marciais, com base em conhecimento científico respaldado, mas com transferência possível e de fácil entendimento para todos.
Como ponto alto, o evento irá medir e analisar a força de impacto das técnicas (chutes, socos, cotoveladas etc.) dos participantes. Em entrevista à TATAME, o Mestre Artur Mariano, presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai e comentarista do Canal Combate, falou sobre o evento, do qual irá participar.
Confira a entrevista na íntegra:
Qual é a importância/objetivo do encontro?
O objetivo principal é pegar informações complexas de pesquisas e que raramente saem dos círculos acadêmicos (universidades) e apresentá-las de modo simples, fácil, para que todo mundo entenda e consiga de fato aplicá-las na teoria e na prática, ou seja, com boa transferência para o dia a dia. Sem complicação.
 Qual será o seu papel no Simpósio? Você irá palestrar?
Além da coordenação técnica ao lado do Professor Leandro Paiva , estarei na mesa-redonda intitulada “Mitos e realidade no dia a dia da preparação física de lutadores”. Estarão ao meu lado na mesa os professores Leandro Paiva e Franklin Magalhães, ainda ministrarei um aulão que dou  na seleção de Muay Thai e estarei falando sobre as questões práticas e psicológicas  vividas esses últimos anos dentro da seleção nos mundiais da Tailândia, onde fizemos 12 campeões mundiais.
O que você diria para convencer as pessoas que estão em dúvidas sobre participar ou não do Simpósio?
Em primeiro lugar é um investimento com retorno certo por apenas 170 reais (Passaporte Completo). Um evento desse nível custa, no mercado, no mínimo, 350 reais. Por apenas 3x 57 reais (ou 170 reais à vista) o interessado terá passaporte especial (completo) para os dois dias, receberá certificado impresso chancelado e ganhará avaliação física gratuita da força de impacto dos seus golpes. A ideia foi democratizar o conhecimento, difundir a Ciência das Artes Marciais e, além disso, dar oportunidades iguais para quem a vida deu caminhos diferentes.
Em segundo lugar, para analisar a força de impacto dos golpes se cobra, no mínimo, o equivalente em reais a 550 a 600 reais (desde que sejam utilizados os aparelhos mais modernos e sofisticados). Todo mundo tem a curiosidade de saber mais sobre a força de impacto de seu soco e chute, por exemplo. Para atletas e técnicos/instrutores/mestres essa informação vai além da curiosidade: é essencial para saber em que nível está e o que ainda pode fazer p/ melhorar. No Simpósio, contaremos com a presença do Prof. Dr. Osmar Pinto Neto, maior cientista brasileiro (PHD) em Biomecânica aplicada às Artes Marciais. Ele tem mais de 20 artigos publicados em periódicos internacionais, capítulos de livros e livro publicado nos EUA. Ademais, além de faixa preta com experiência na China e EUA, ele tem 2 pós-doutorados realizados em universidades norte-americanas e será o responsável pela palestra inédita intitulada “Biomecânica das técnicas de Muay Thai, Kickboxing, Kug Fu, Karatê e Taekwondo”. Logo após, com sofisticados equipamentos similares aos utilizados na série “A Ciência das Artes Marciais” do canal National Geographic (NatGeo), analisará a força de impacto dos golpes de todos os participantes gratuitamente. Imperdível!
Em terceiro lugar, citaria a questão da palestra prática de Primeiros Socorros. Nas Lutas, Artes Marciais e Modalidades Esportivas de Combate, geralmente, só se pensa em Primeiros Socorros quando o pior acontece. A maior parte das pessoas improvisa nessa hora ou corre para o hospital e reza para ser bem atendido, quando já deveria ter recebido o primeiro socorro ali mesmo. Portanto, acho essencial esse conhecimento para amenizarmos um problema mais grave ou mesmo, quem sabe, prevenir/atenuar caso surja alguma situação próxima da fatalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...