VAGAS LIMITADAS!

Exposição sobre Lutas baseada em Convenção da UNESCO agitará lançamento de livro no Rio (Entrada Gratuita)

Convenção da UNESCO é inspiração para exposição gratuita sobre Lutas no Rio.

Por TATAME (Redação).

Boa parte das Lutas e Artes Marciais, principalmente as relacionadas ao regionalismo e que formam a “cara e a voz” de um povo, são consideradas pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial (ou intangível). São consideradas expressões culturais e tradições que indivíduos preservam respeitando sua ancestralidade, para gerações futuras.
Baseando-se por essa Convenção da UNESCO sobre o assunto, Leandro Paiva, que também é escritor, idealizou a Exposição “Lutas: Patrimônio Cultural da Humanidade”.
Segundo Paiva, ‘no dia do lançamento do meu novo livro (Olhar Clínico nas Lutas) no Rio, estarão disponíveis para visitação gratuita: Estátuas, Esculturas, Gravuras, Fotografias, Filatelia (selos raros), Numismática (moedas raras) dentre outros objetos incomuns sobre o tema’. Vai além da simples tarefa de expor práticas desportivas. Todo um contexto (e sua evolução) relacionado à forma de se comunicar de diversos povos, transcendem e se complementam, constituindo aspectos culturais próprios. Assim, a exposição pretende trazer luz à prerrogativa de responder às “eternas” questões: quem fomos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos?’
“Em 2014, a Luta mais praticada em território nacional, a Capoeira, se tornou a quinta manifestação cultural brasileira reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O Jiu-Jítsu, por exemplo, é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de Manaus – AM.”
Finalizou com possível polêmica: “O que ocorre no UFC hoje, querendo ou não, é a evolução de expressões e técnicas que já existiam desde a Pré-História. Muita gente ainda duvida, mas a exposição trará objetos irrefutáveis quanto a isso."
Como atrativo adicional, atletas de renome circularão pela exposição.
A Exposição e o lançamento do livro terão entrada gratuita na academia X-GYM - Shopping Barra World (Recreio - RJ) e acontecerão no dia 29 de julho (quarta-feira: 19 às 22h), mesma semana do UFC 190 (Rio).

Site oficial do livro: www.olharclinicolivro.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...