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Alongamento piora o desempenho?



A prática de alongamento estático antes do treino têm caído em desuso. No Brasil, infelizmente, pela cultura das academias e nas lutas, ainda têm se perpetuado essa prática, digamos, contraditória. Enquanto alguns estudos mostram que o alongamento estático pode aumentar a amplitude de movimento, diminuindo as chances de sobrecarregar os músculos, muitos outros apontam que reduz a força, potência, equilíbrio e tempo de reação. Parece haver redução de cerca de 5% do desempenho se for realizado antes de uma prova atlética.

Nas lutas, por exemplo, verificou-se prejudicial às técnicas de chute (Taekwondo) e no ato de empurrar/supinar (Jiu-Jítsu).

As novas indicações enfatizam que, ao invés de alongamento estático, os praticantes e/ou atletas devem começar com bom aquecimento aeróbio (de 5 a 10 minutos), complementado logo após por exercícios mais dinâmicos, preparatórios para os movimentos do esporte ou atividade que será realizada a seguir (principal).

Atenuando essas direções, algumas pesquisas apontam que o alongamento estático pode ser encaixado após o aquecimento e antes do alongamento dinâmico pré-atividade principal. Mas, entenda, somente se realizado por curtíssimos períodos de tempo (menos de 60 segundos).

Nosso amigo, Prof. Dr. Pablo Costa, (fisiologista da California State University), com vários artigos escritos sobre alongamento, se posiciona contra. Acredita, como eu que: "Baseado nos meus achados, não recomendo que se envolvam em alongamento antes do exercício, somente após a atividade principal no período de ‘volta à calma’ (esfriamento) ou em sessão de treino separada".

Referências

Behm DG; Chaouachi A. A review of the acute effects of static and dynamic stretching on performance.

Costa et al. Efeito agudo do alongamento estático no desempenho de força de atletas de jiu-jítsu no supino horizontal.

Favarini, R. et al. Cinematic analysis during a kick of Taekwondo after passive static stretching exercise. 



Leandro Paiva


2 comentários:

  1. prático Jiu-jitsu, Taekwondo e já pratiquei capoeira e kráv Magá, notei que no Jiu-jitsu é proibido fazer o alongamento, pois segundo o que aprendemos o corpo cansa mais rapidamente, minha pergunta é qual a melhor rotina juntando alongamentos e aquecimento, já que ambos funcionam bem na Natação e no Futebol e Le-Parkour?

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  2. Resumidamente: aquecimento geral, alongamento dinâmico, aquecimento específico, principal, volta à calma.

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