VAGAS LIMITADAS!

Evolução Humana, Sorriso e MMA?


Estava engasgado por não conseguir realizar essa postagem antes! Há 3 semanas, na pesagem Rafael dos Anjos x Cerrone, algo despertou minha atenção: “sorriso” dos lutadores. Psicólogos e Antropólogos evolucionistas “vira e mexe” apresentam pesquisas tentando decodificar elementos da evolução humana ao relacionar com as lutas.

No Boxe,1 pelas declarações dos atletas antes dos combates, verificaram que a utilização de palavras que continham emoções positivas, com foco em saúde e trabalho, poderia ser preditiva de vitórias (“eu me sinto muito bem física e mentalmente”). Por outro lado, palavras com foco em funções sociais e/ou transmitindo algo provisório relacionava-se às derrotas (“eu tenho a equipe certa, agenciadores e um bom treinador”).

No MMA,2 em estudo focado nas lutas e atletas do UFC observaram relação entre a intensidade do sorriso na pesagem pré-luta com dominância física e performance no combate que sucederia. Lutadores com sorrisos mais intensos pré-combates foram considerados menos dominantes, presumivelmente porque os sorrisos comunicavam padrões reduzidos de hostilidade e agressão (submissão/evitar situações perigosas relacionadas a um confronto direto).

Foi verificado que aqueles que sorriram mais intensamente durante um confronto visual pré-luta tendiam a ganhar menos vezes e apresentar desempenho inferior. De modo geral, os adversários obtiveram melhor desempenho durante a luta, quando o oponente apresentava sorriso mais intenso pré-combate.

O que acho disso tudo? Na real, na hora que sobem ali e se pesam, por mais que ensaiem ou pensem antes, eles reagem instintivamente, justificando a relevância dessa pesquisa.

Atenção: este artigo é um breve resumo de pequena parte das informações contidas no Capítulo 4 do livro "Olhar Clínico nas Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate". No livro existem muitas outras considerações e referências. Para visualizar gratuitamente até 40 páginas do livro acesse AQUI 

Referências

1) Hughes, D. et al. Linguistic analysis of precompetition interviews predict the outcome of professional boxing bouts;

2) Kraus, M.; Chen, T. A winning smile? Smile intensity, physical dominance, and fighter performance.



Leandro Paiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...